Exames Complementares

Completam os dados da anamnese e do exame físico

ELETROCARDIOGRAMA

 

O Eletrocardiograma é um teste que registra a atividade elétrica no coração, auxiliando o diagnóstico de alterações nos batimentos cardíacos, na função e/ou na estrutura anatômica do coração. São os estímulos elétricos que fazem o músculo cardíaco contrair, à medida que percorrem toda a extensão do coração. A cada batimento cardíaco, ocorre a contração e o bombardeamento de sangue para todo o corpo. O eletrocardiograma mostra a frequência das contrações (batimentos) por minuto e o seu ritmo. Ele ainda fornece outras informações, através dos sinais elétricos.

Resultados anormais de ECG podem indicar a presença de doenças cardíacas, que podem gerar risco para trabalhos em altura, espaços confinados ou operações de máquinas elou transporte de passageiros e cargas.

ELETROENCEFALOGRAMA

 

Registro gráfico das correntes elétricas cerebrais que pode indicar alterações ou não no comprometimento da função cerebral. A sua principal indicação reside no diagnóstico das Epilepsias, podendo também indicar outros tipos de disfunção cerebral.

Na Saúde Ocupacional o seu uso é voltado principalmente para a avaliação do risco do trabalho em altura, espaços confinados ou operações de máquinas elou transporte de passageiros e cargas.

O eletroencefalograma (EEG) ou eletroencefalografia é a um exame que permite o estudo do registro gráfico das correntes elétricas espontâneas desenvolvidas no cérebro, através de eletrodos aplicados no couro cabeludo, na superfície encefálica ou até mesmo dentro da substância encefálica. Começou a ser usado após 1929, depois da descoberta de Hans Berger (psiquiatra alemão) de que o cérebro gera uma atividade elétrica capaz de ser registrada. Um poderoso amplificador de corrente elétrica é capaz de aumentar milhares de vezes os sinais elétricos gerados no cérebro e, por meio de um dispositivo chamado galvanômetro, eles são registrados sobre uma tira deslizante de papel, em forma de ondas.

ESPIROMETRIA

 

A Espirometria é um exame não invasivo e indolor, que dura cerca de meia hora. Geralmente o paciente estará sentado e deverá respirar através de um tubo contendo um bocal, conectado ao espirômetro. Uma presilha de borracha tapará seu nariz, garantindo que toda respiração seja feita pela boca e tenha que passar pelo aparelho. Durante o exame será alternativamente pedido ao paciente que respire tranquilamente por algum tempo; que encha o pulmão completamente; que assopre com o máximo de força e rapidez possível e, depois, lentamente.

A Espirometria também conhecida como teste de sopro, é um exame que mede a função pulmonar. O teste vai quantificar o que que a pessoa assoprou e qual a velocidade. Com isso são calculados alguns indicadores de como está funcionando o pulmão.Se o resultado indicar alguma alteração, outros exames serão necessários para confirmar um diagnóstico de doenças respiratórias, como asma ou DPCO.

AUDIOMETRIA

 

A audiometria é um exame que avalia a capacidade do paciente para ouvir sons. Geralmente esse exame é pedido quando, numa consulta médica, o paciente ou seus familiares alegam que ele está “ouvindo pouco”, mas pode servir também para complementar outros diagnósticos (traumas, infecções, condições hereditárias, etc.).

O grau da perda auditiva pode ser verificado em cada ouvido isoladamente e pode se dever a perdas provenientes do ouvido externo, ouvido médio ou ouvido interno, bem como do nervo e das vias auditivas sensoriais ou serem perdas mistas.

EXAMES LABORATORIAIS

 

  • Hemograma
  • Glicose
  • Grupo Sanguíneo
  • Urina Rotina
  • Parasitológico de Fezes
  • Imunologia para Hepatite
  • Pesquisa toxicológica por exposição laboral
  • Ácido Transmucônico
  • Tolueno
  • Xileno
  • Benzeno, entre outros.

RADIOGRAFIA DE TÓRAX

 

O Tórax é a parte superior do tronco entre o pescoço e o abdome. A anatomia radiológica do tórax é dividida em três seções: a caixa torácica, o sistema respiratório e o mediastino.

A caixa torácica compreende um esterno (subdividido em manúbrio, corpo e processo xifóide), duas clavículas, duas escápulas, doze pares de vértebras torácicas posteriormente.

Na medicina, uma radiografia de tórax, comumente chamada de raio-x de tórax, é uma radiografia do tórax usada para diagnosticar doenças que afetem o tórax, seu conteúdo e suas estruturas próximas. As radiografias de tórax estão entre os filmes diagnósticos mais realizados, sendo úteis no diagnóstico de muitas doenças.

OUTROS EXAMES

 

  • Teste Ergométrico
  • Exame Oftalmológico
  • Avaliação Psicológica
  • Avaliação Psicossocial
  • Romberg
  • Ultrassonografia